16 de ago de 2012

Dicas para uma alimentação saudável!

Genteee!!

Quando o Verão começa a se aproximar, o desespero começa a bater na nossa porta, concordam??hahahaha comigo pelo menos é assim. No inverno sempre relaxo bastante na academia e na alimentação (totalmente errado, eu sei). Mas acho que muitas mulheres também são assim, preguiçosas como eu. Para correr atrás do prejuízo e perder aqueles quilinhos adquiridos nada melhor do que uma alimentação saudável, não é mesmo? Por isso, hoje pedi algumas dicas básicas e fáceis da gente fazer em casa para a minha amiga que é craque nesse assunto, a Catherine Vanazzi. A Cathi é especialista no programa de Desintoxicação Alimentar, o famoso DETOX e está a frente do Kajh Spa. Que nada mais é que, uma dieta saudável e com uma alimentação regrada que faz toda a diferença no nosso corpo e na nossa saúde.

Vamos as dicas que a Catherine me mandou:

De manhã tome o suco verde em jejum:

Sugerimos ingerir em jejum pois é um suco rico em vitaminas,e minerais como magnésio potássio e etc... Tome em jejum e só coma algo mais depois de 1 h para que o corpo possa absorver todos os nutrientes deste suco tão rico de maneira otimizada.

Ingredientes:

1 folha de couve
1 pepino
1 cenoura
2 maçãs (as mermelhas são menos ácidas, de preferência)
1 punhado de agrião
Derca de 3 cm de gengibre
2 talos de salsão ou aipo

Leve tudo na centrífoga para suco. Ela aproveitará ao máximo todo o sumo dos ingredientes.
Se você não tiver uma bata no liquidificador com o mínimo de água possível e depois coe.

Depois de 1 hora no mínimo coma uma fruta com oleaginosas. Em geral o horário da manhã é o horário do nosso ciclo de eliminação, por isso indicamos o mamão, melão ou a pitaya que são frutas que ajudam o intestino neste sentido. Acrescente 3 castanhas, 6 amendoas ou castanha de cajú por exemplo. São fontes de gordura  boa e  importantes para o organismo.

No almoço coma sempre uma salada de entrada. Isso vai lhe permitir estar mais saciada quando vier o prato quente e certamente nos satisfazemos com uma menor quantidade.

Não coma sobremesa. Um truque que dá muito certo pra mim é comer o que seria a sobremesa 3 horas depois do almoço, como um lanche da tarde. É um horário que normalmente precisamos levantar  nosso índice glicêmico e por isso a vontade do doce. Indicamos frutas preparadas ao forno como por exemplo a tortinha de abacaxi com damascos:

Ingredientes:
2 rodelas de abacaxi
4 damascos partidos ao meio longitudinalmente (ou rodelas de banana)
Modo de preparo:
Colocar entre duas fatias de abacaxi 4 pedaços de damasco (ou banana) para rechear
coloque damascos (ou banana) por cima também, como se fosse uma tortinha recheada e com cobertura leve ao forno médio por cerca de 20 min, sirva frio ou quente e acrescente raspinhas de limão se desejar.

A noite é um horário onde nosso metabolismo está mais lento e por isso recomendamos comer leve e não comer doces (até mesmo frutas). Tome uma sopa leve, sem cremes e sem manteiga ou salada com grelhado também cai super bem.

- Hidrate-se sempre: A água é necessária para um melhor aproveitamento de nutrientes, vitaminas e minerais pelo organismo, além disso, melhora o processo digestivo e o trabalho do intestino.
Não se esqueça de se hidratar durante o exercício (400ml no mínimo). 
Dica: coloque raminhos de hortelã (lavados previamente) em garrafinhas de 500ml de água mineral e deixe na geladeira durante a noite. Pela manhã, você terá uma água aromatizada, super refrescante.
- Durma bem: uma boa noite de sono repõem as energias e “organiza” todo o corpo. Durma pelo menos 8 horas por noite. Deixe o quarto escuro para fabricar melatonina no organismo (hormônio do sono) e proteger as células do corpo. Ao acordar, abra a janela e receba a luz da manhã para começar o dia com grande disposição. 
Dica: evite dormir com aparelhos elétricos ligados no quarto e deixe seu celular em outro local.
-Alimentos orgânicos: invista neles!!!São livres de agrotóxicos e fertilizantes, principalmente aqueles mais suscetíveis a essas substâncias.
- Evite líquidos durante as grandes refeições: atrapalha no processo digestivo. Dê um intervalo de 30 minutos antes e 30 minutos depois.
- Para temperar saladas: utilize azeite de oliva extra virgem (aproximadamente 1colher de  sobremesa no almoço e outra no jantar). Ele é rico em gorduras protetoras do coração. Para deixar a salada mais rica em nutrientes e vitaminas, invista em pimentas e salsinha (ricas em vitamina C), alho (possui ação antioxidante, reduz gases estomacais e intestinais, possui ação diurética), alecrim (ação diurética, anti-inflamatória e desintoxicante), hortelã (auxilia na digestão), semente de girassol (rica em fibras) e de gergelim (rica em vitamina A, cálcio e proteína.).
Quantidade: Ervas: a vontade. Sementes: 1 colher de sobremesa.
- Limão: liberado para temperar saladas pois acrescenta vitamina C.


Agora é a hora de seguir as dicas e colocar tudo em pratica heim!!!

Para mais informações sobre o Detox não deixe de acessar o site da Lajh Spa e obter todas as informações!

Beijos Dandy

0 comentários:

Postar um comentário